Escolha o tipo de sessão
A Ubucon Portugal deste ano está a aceitar propostas nos seguintes tipos de sessões.
- Apresentações, com diferentes opções de duração:
- 30 minutos;
- 45 minutos;
- 60 minutos.
- Oficinas
- Podcasts
Se tiver uma proposta que não caiba nestes formatos, contacte-nos com a proposta usando o formulário de formulário de contacto geral.
Língua da sessão e tipo de participação
- A língua da sessão será o Português.
Escolha de tópicos
Pode escrever propostas com tópicos não listados abaixo, se estiverem relacionados com o Ubuntu ou tecnologias de Software Livre relacionadas, ou sobre como fazer algo utilizando Ubuntu (incluindo “sabores” oficiais, remisturas e derivados).
A Ubucon Portugal 2024 está a aceitar propostas com os seguintes tópicos (mas não apenas estes):
-
Ambiente de trabalho (“Desktop”)
- GNOME, KDE, GTK, QT, Flutter, implementações de ambientes de trabalho empresariais, Landscape, Active Directory, sabores do Ubuntu, Pipewire, X.Org, Wayland, Mir, CUPS, OpenPrinting e muito mais.
-
Nuvem (“Cloud”) e infra-estrutura
- Nuvem pública e privada, no local: NextCloud, AWS, Google Cloud, Azure, OpenStack, MicroStack, MAAS, imagens da Nuvem Ubuntu e muito mais;
- Contentores Linux e orquestração de contentores: Docker, LXC, LXD, Kubernetes, Microk8s, imagens do Ubuntu Container e muito mais;
- DevOps: Juju, cloud-init, Multipass, MAAS, CI/CD e outros;
- Virtualização: KVM, QEMU, Xen; outros;
- Automações, redes: Landscape, Netplan, cloud-init e outros;
-
Subsistema Windows para Linux (WSL)
- Ubuntu WSL & Interoperabilidade com Windows, WSL no Windows Server, Desenvolvendo para Linux usando WSL, Containers no WSL e outros;
-
Localizações, internacionalizações e acessibilidade
-
IoT, Embedded, Robótica, Appliances, Domótica
- Ubuntu Core, Raspberry Pi, ROS, Snaps em IoT, Mir Display Server, Ubuntu Frame; outros.
-
Empacotamento (“Packaging”)
- Empacotamento Debian (*.deb), empacotamento Snap (Snapcraft), Flatpak, AppImage; outros;
- Operar repositórios de pacotes (usando um serviço hospedado como o Launchpad PPA ou hospedagem própria), operar servidores-espelho de pacotes (“mirror servers”) entre outros;
- Automatizar o empacotamento com Launchpad Build Recipes, CIs como GitHub Actions;
-
Documentação, QA e triagem de “bugs”
-
Segurança, Conformidade (“Compliance”) e Núcleo (“Kernel”)
- Segurança: AppArmor, ufw, SMACK, SELinux, ESM (Extended Security Maintenance), Livepatch, CVEs e Avisos de Segurança do Ubuntu; outros;
- Conformidade: FIPS, CIS, PCI-DSS, Licença de código aberto; outros;
- Kernel: Livepatch, Variantes do Kernel para Ubuntu, Drivers de Dispositivos, Sistema de Arquivos; outros;
-
Dados e IA: Ubuntu para cargas de trabalho de Ciência de Dados, Engenharia de Dados, IA e ML;
-
Conteúdo e design
- Edição de vídeo, áudio e imagem, design gráfico, gráficos 3D com código aberto no Ubuntu;
- Ferramentas de código aberto como o Gimp, Inkscape, Blender, Krita, Scribus, Kdenlive, OpenShot, Audacity;
- Outros.
-
Comunidade, iniciativas comunitárias, diversidade, alcance local e contexto social.
Título da sessão e resumos
Dê-nos uma visão geral e pormenorizada da sua sessão. O título deve ser conciso e apresentar o tópico principal e o resumo deve conter uma visão geral pormenorizada da sessão. Também pode incluir uma breve ordem de trabalhos no resumo da mesma.
Escolha de tópicos
-
Por favor, note que este é um evento Ubuntu. Os tópicos relacionados com o Ubuntu terão uma prioridade mais alta. Por favor, sugira um tópico que esteja pelo menos minimamente relacionado com o Ubuntu e com as tecnologias relacionadas com o ecossistema Ubuntu ou a comunidade Ubuntu.
-
Por favor, seja específico! Tópicos como “O que é o Ubuntu?”, “O que é segurança”, “O que é engenharia social” são demasiado abrangentes. Na maioria dos casos, este tipo de tópicos pode ser rejeitado.
-
Tópicos genéricos como “Gestão de Incidentes”, “Gerir o stress”, “Criar o seu plano estratégico pessoal”, “Dinâmica de Equipas & Competências de Comunicação” podem ser adequados para palestras públicas, mas normalmente não são adequados para o nosso evento. Se relacionar tópicos genéricos com projectos ou comunidade Ubuntu, isso pode ser adequado. Por exemplo, falar apenas de “impostos e contabilidade fiscal” não é adequado para o nosso evento, mas se falar da sua experiência na gestão de contabilidade e impostos para a UbuCon ou outras actividades da comunidade Ubuntu? Isso seria um tópico interessante para outros utilizadores de Ubuntu!
-
Por favor, evite sugerir propostas que se limitem a fornecer informações fáceis de encontrar, especialmente propostas que revelem fortes intenções comerciais ou publicitárias.
- Muitas audiências assistem às apresentações por causa da reputação ou experiência do apresentador ou para beneficiarem de informação nova ou difícil de encontrar - em vez de informações que podem ser facilmente encontradas através de uma pesquisa em linha.
- São bem-vindas as experiências e casos únicos; estudos de caso de utilização do Ubuntu ou de fontes abertas relacionadas com a sua empresa, conteúdos relacionados com o Ubuntu ou fontes abertas relacionadas que sejam úteis para o público.
-
Se quiser encontrar referências, pode dar uma vista de olhos em https://wiki.ubuntu.com/Ubucon, para sessões em UbuCons anteriores.
Bons e maus exemplos
**Vejamos alguns maus exemplos primeiro.
Instalação do Ubuntu
Vamos instalar o Ubuntu hoje!
Porque é que é uma má proposta?
- Este tópico é demasiado abrangente. Existem muitas variantes do Ubuntu; que variante? Em que tipo de máquina? Ubuntu Desktop em computadores portáteis ThinkPad? Ubuntu em Raspberry Pi? Que arquitectura? ARM ou AMD64? É vantajoso ser mais específico.
- Instalar o Ubuntu é algo que se pode encontrar facilmente através de uma pesquisa na Web. Este tema não é muito adequado para o nosso evento.
- O resumo não fornece informações suficientes. Apenas diz
Vamos instalar o Ubuntu hoje!
e isso é tudo. A maioria das pessoas não tem uma ideia mais concreta do que vai ser apresentado.
Hackeando o UnityX e criando remixes do Ubuntu
Primeiramente, irei mostrar como configurar um ambiente de compilação para o UnityX. em seguida, mostrarei como fazer um Merge Request no GitLab e como empacotar o UnityX usando o qckdeb. Lançámos recentemente o nosso ISO builder, para que qualquer pessoa o possa usar para criar ISOs do Ubuntu Remix. Irei demonstrar quão fácil é usar o “builder”, através da criação de um Ubuntu Remix live, usando o UnityX.
Porque é que é uma boa proposta?
- Título conciso e específico e resumo detalhado para que os presentes saibam o que vão aprender com a sessão.
- A sessão não fala apenas de .Net, mas também se relaciona com alguns tópicos do Ubuntu, como imagens de contentores do Ubuntu. O que torna esta sessão adequada para o nosso evento.
Conhecimentos prévios e o que os participantes precisam de preparar
Há algum conhecimento prévio que o público deva possuir para compreender a sua sessão? Por favor, especifique se for o caso. Se a sua sessão for uma oficina e os participantes tiverem de preparar algo antes de participarem, como a instalação de software, a inscrição num serviço em linha ou a entrega de um equipamento específico, certifique-se de que especifica na sua proposta atempadamente.
Porque é que os participantes terão de participar na sua sessão? O que é que o público pode aprender com a sua sessão? Pense em alguns pontos de atractividade da sua sessão e especifique-os na sua proposta.
Outras coisas que precisa de saber e considerar
- Não escolhemos a proposta apenas com base no seu perfil; escolhemos principalmente com base no conteúdo da sua proposta.
- Se incluir informações pessoais, indique claramente quais podemos utilizar publicamente e quais não podemos utilizar. Recomendamos que limite essas informações ao que for necessário para ajudar-nos a escolher a proposta, à designação pela qual pretende ser reconhecido(/a) no evento e informações que sejam úteis e necessárias para a organização poder facilitar a sua participação na Ubucon Portugal 2024.
- O que pretende transmitir através da sua sessão, o que gostaria de partilhar?
- A duração da sua sessão é limitada. Escreva a sua proposta de forma concreta, para que possa apresentar o conteúdo num determinado período de tempo.
- Não apresente um grande número de propostas de uma só vez. Isso não aumenta a possibilidade da sua proposta ser aceite. Podemos considerar isso como “spam” e rejeitar todas as suas propostas. Em vez disso, como tentamos convidar o maior número possível de oradores, concentre os seus esforços na redacção de uma única proposta de qualidade.
Discussão sobre a sua proposta
Após a apresentação da proposta, podem ser realizadas discussões e reuniões pormenorizadas sobre o conteúdo da proposta até ser tomada uma decisão final. Se apresentar a sua proposta com alguma margem de manobra, pode melhorar a proposta através de consultas e reuniões com a equipa organizadora.